terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MÚSICAS INFANTIS PARA ALFABETIZAÇÃO

SEQUENCIA DIDÁTICA

MÚSICAS INFANTIS




Justificativa:
A leitura de textos infantis, tais como poesias, parlendas, trava-língua, canções, historinhas, fascinam e envolvem a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal.
Textos que rimam de forma ritmada, musical e muitas vezes engraçada, são recriados e modificados ao longo do tempo e nos diferentes espaços.
As próprias crianças reinventam e perpetuam esses textos, pois fazem parte de suas vivências.

Ao estabelecerem este contato direto com manifestações sonoras da linguagem – ritmo e rima – lidam com elementos imprescindíveis para o enriquecimento da linguagem oral e escrita.

Objetivos Didáticos:
1. Participar os alunos em situações que envolvam a comunicação oral, onde eles possam conhecer e interessar-se por diferentes gêneros literários;
2. Participar os alunos em situações de escrita, onde seja oportunizado avanços no processo de leitura e escrita;
3. Promover a escuta de diferentes textos, atribuindo-lhes significado a partir da leitura realizada pela professora, permitindo assim que a criança conheça as características que são peculiares;
4. Favorecer o uso de estratégias de leitura;
5. Proporcionar através de atividades individuais e coletivas, relações entre as partes “faladas” (oral) e “lidas” (escrita).

Conteúdos:
1. Apreciação e interesse por diferentes gêneros literários
2. Leitura de textos memorizados, utilizando para isso estratégias de leitura
3. Ampliação e o uso do vocabulário
4. Diferentes gêneros e portadores textuais: contos, fábulas, Versos, cantigas, parlendas e quadrinhas
5. Vivenciar o comportamento leitor